Afiliação + Congresso
Aproveite agora o combo de
Afiliação + Congresso
com preço especial
Aproveite agora o combo de
Afiliação + Congresso com preço especial
Afiliação + Congresso
Aproveite agora o combo de
Afiliação + Congresso
com preço especial
Aproveite agora o combo de
Afiliação + Congresso com preço especial
Junte-se a nós e se torne um membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
O Conselho Internacional de Medicina do Estilo de Vida (IBLM), em estreita colaboração com a ABLM, se propôs a criar a primeira certificação verdadeiramente internacional de Medicina do Estilo de Vida.
Utiliza abordagens terapêuticas de estilo de vida baseadas em evidências, como nutrição predominantemente baseada em dieta com vegetais e alimento integral, atividade física regular, sono adequado, administração do estresse, evitar uso de substâncias de risco, e outras modalidades não farmacológicas, com a intenção de prevenir, tratar e, por vezes, reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida que são tão prevalentes.
A Medicina do Estilo de Vida é a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida.
As práticas do estilo de vida e hábitos relacionados à saúde estão entre os fatores determinantes mais importantes da saúde de uma população.
Mudar hábitos nocivos é fundamental para o cuidado médico, prevenção de doenças e promoção da saúde.
A relação de confiança entre o médico e o paciente, junto com o apoio da família, de uma equipe interdisciplinar e da comunidade são a chave para a melhoria dos hábitos relacionados à saúde e resultados em qualidade de vida.
Demonstrar conhecimento das evidências sobre quais mudanças específicas do estilo de vida podem ter um efeito positivo na saúde do paciente.
Saber as maneiras de otimizar o engajamento médico e da equipe interdisciplinar com pacientes e familiares para potencializar os efeitos positivos dos hábitos relacionados à saúde dos pacientes.
Avaliar as predisposições sociais, psicológicas e biológicas referentes aos hábitos dos pacientes e os impactos resultantes na saúde e bem-estar.
Avaliar a prontidão, vontade e habilidade do paciente e da família para fazer mudanças nos hábitos relacionados à saúde.
Realizar exame clínico sobre o estado de saúde relacionado ao estilo de vida, incluindo os “sinais vitais” do estilo de vida, como o uso de tabaco, o consumo de álcool, dieta, atividade física, índice de massa corporal, nível de estresse, sono e bem-estar emocional.
Solicitar e interpretar exames para triagem, diagnóstico e monitorização de doenças relacionadas ao estilo de vida.
Usar diretrizes internacionalmente reconhecidas (como aquelas para hipertensão e cessação do uso do tabaco) para auxiliar pacientes no autogerenciamento de seus hábitos ligados à saúde e estilo de vida.
Estabelecer relacionamentos eficientes com pacientes e famílias para incentivar e sustentar mudanças comportamentais utilizando métodos e ferramentas de aconselhamento baseados em evidência e realizar acompanhamento.
Colaborar com pacientes e suas famílias para desenvolver planos de ação baseados em evidência, alcançáveis, específicos e escritos que funcionam como “prescrições de estilo de vida”.
Ajudar pacientes a gerenciar e sustentar práticas de estilo de vida saudáveis e encaminhar pacientes a outros profissionais da área da saúde.
Ter a habilidade para atuar em equipe de saúde interdisciplinar visando dar suporte a uma abordagem interprofissional integrada e centrada no melhor para o paciente.
Aplicar sistemas de informática e desenvolver práticas sistemáticas de trabalho para apoiar o cuidado médico do estilo de vida, incluindo uso tecnologia de apoio à decisão.
Mensurar processos e resultados para melhorar a qualidade das intervenções no estilo de vida em indivíduos e grupos de pacientes.
Usar recursos de referência na comunidade apropriados, que apoiem a implementação de estilos de vida saudáveis.
O tema central da Medicina do Estilo de vida é utilizar técnicas motivacionais para abordar sistematicamente seis pilares fundamentais da saúde. Isto vai além de uma simples prescrição, mas o desenvolvimento de uma relação de parceria entre médico e paciente com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde.
A Medicina do Estilo de Vida conta com o empoderamento do paciente, que se torna cada vez mais informado e ativo no processo de transformação da saúde. A mudança do estilo de vida pode atuar em conjunto com um tratamento médico preexistente ou, em muitos casos, eliminar a necessidade de medicamentos e até reverter completamente doenças comuns como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, gota, doenças autoimunes, entre outras.
Junte-se a nós e se torne um membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida