Bibliografia

A Medicina do Estilo de vida é fundamentada em uma base sólida de evidências científicas, muitas das quais já são conhecidas há muito tempo.


Desde estudos como o Seven Countries Study (en.wikipedia.org/wiki/Seven_Countries_Study), conduzido entre as décadas de 50 e 60, até grandes estudos atuais como o EPIC (http://epic.iarc.fr), muitas publicações de qualidade demonstram como intervenções específicas em alimentação, atividade física, saúde do sono e redução do consumo álcool e tabaco podem ter efeitos profundos na saúde, muitas vezes superiores aos tratamentos medicamentosos mais comuns.


Como foi enfatizado pela Organização Mundial de Saúde neste documento (www.who.int/ncds/management/time-to-deliver/en), indivíduos, comunidades e países devem direcionar seus esforços e recursos para uma abordagem preventiva baseada em evidências científicas sólidas, visando reduzir a tendência progressiva de aumento de obesidade e de mortalidade precoce por doenças crônicas não transmissíveis.


Existem uma grande variedade de referências disponíveis online, além de cursos, livros e filmes sobre o tema. Tentaremos listar aqui alguns dos mais importantes.

PARA COMEÇAR A INVESTIGAR O TEMA RECOMENDAMOS AS SEGUINTES FONTES:

Lifestyle Medicine Standards

Lifestyle medicine potential for reversing a world of chronic disease epidemics: from cell to community

Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US Population

Cursos

Lifestyle Medicine Board Review Course

Nutrição

Nutrition Facts

Atividade Física

World Heath Organization

Tabaco e álcool

Diretrizes para Cessação do Tabagismo

Saúde do sono

Associação Brasileira de Medicina do Sono

Filmes

Forks Over Knives

ASSOCIE-SE

Junte-se a nós e se torne um membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

SAIBA MAIS